Obras

Revitalização do Calçadão a um passo

Empresa vencedora da licitação será anunciada em, no máximo, 30 dias; a partir daí, a ordem de serviço já será liberada na sequência

Construído há mais de 35 anos, o Calçadão de Pelotas deve sofrer sua primeira revitalização rigorosa ainda no primeiro semestre deste ano.

Na tarde de quarta-feira, a Comissão de licitação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) decidiu por fechar contrato com uma das empresas inscritas para realizar a obra - a Construtora Pelotense e a ACR Construtora. O processo ainda precisa ser aprovado, por isso não houve a divulgação da vencedora. Mas, caso ocorra como esperado, dentro de 30 dias a ganhadora receberá ordem de serviço para dar início às atividades.

A restauração contempla troca de piso, iluminação, intervenções em esgoto, paisagismo e mobiliário, com novos bancos e lixeiras. Um sistema subterrâneo organizará a maior parte da fiação elétrica, prometendo reduzir a poluição visual da área. Algumas ruas do entorno também terão melhorias, como a 7 de Setembro e a Marechal Floriano - desta rua, até a Lobo da Costa, será aberta pista para circulação de carros. A modificação possibilitará aos motoristas dirigir por uma pista única em direção ao Mercado Central.

Eduardo Santos trabalhava para a antiga loja de departamentos Mesbla, no Calçadão, quando este foi inaugurado. “Ninguém pensava que a ideia daria certo e hoje ela é um sucesso”, acredita, incluindo que as novas obras têm de ser encaradas da mesma forma. O comércio da área, um dos que mais movimentam economicamente a cidade, está confiante de que as mudanças possam contribuir para uma maior clientela.

A ambulante Bruna Mullet acredita que as reformas serão benéficas para seu negócio e à população. Aos profissionais como ela, será destinada uma área exclusiva para atuação, a fim de facilitar o fluxo do local, de acordo com o Secretário de Planejamento e Gestão, Paulo Morales.

Presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Gilmar Bazanella entende que as modificações atingirão o comércio ativamente, dando mais vida à região. Uma loja localizada na área de pedestres que agora terá circulação de carros acredita que seu movimento deve melhorar ainda mais.

Os dias de chuva atrapalham a abertura do estabelecimento de Alsira Baldez, que relata ter o espaço invadido pelo esgoto. Para ela, o Calçadão precisa de reforma urgente. A comerciante também lembra da ocasião em que um galho de árvore atingiu uma senhora e o socorro teve problemas em acessar o espaço.

LOJISTAS E AS OBRAS
Na sexta-feira será realizada uma reunião com Sindilojas, Associação Comercial (ACP) e com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL) e técnicos da prefeitura, para que a classe apresente seus anseios com a realização das obras e discuta maneiras de evitar transtornos maiores ao comércio. Bazanella diz estar a par das dificuldades a serem enfrentadas, e que as entidades devem se unir para buscar alternativas à situação.O secretário Morales acredita que a remodelação do espaço não será incômoda aos lojistas. “A obra também visa melhoria para os comerciantes, então temos que focar em como o espaço ficará no futuro”, propõe.

O QUE MUDA
-A troca de piso no Calçadão contempla desde a rua Voluntários da Pátria até a rua Lobo da Costa. O pavimento também será recolocado na 7 de Setembro, entre Andrade Neves e 15 de Novembro e em uma calçada da Marechal Floriano.

-Os artesãos da 7 de Setembro seguirão no local, que também será reformado. A rua servirá apenas de retorno para carros e embarque e desembarque de um hotel na área.

-A rede de esgoto será modificada.

-Parte da fiação elétrica será subterrânea (fibras de telefonia e TV por cabo), permanecendo intacta apenas a rede de alta tensão.

-Mobiliário urbano, com lixeiras e bancos novos, também integra o projeto.

-O Corpo de Bombeiros agora terá acesso livre, com delimitação no chão.

-Novas luminárias de LED com canos galvanizados trarão luz para a área.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sabor que  é daqui em iogurtes  e sorvetes Anterior

Sabor que é daqui em iogurtes e sorvetes

Nota fiscal no bolso e prêmios nas mãos Próximo

Nota fiscal no bolso e prêmios nas mãos

Deixe seu comentário